Passageiro finge ser piloto e tenta invadir cabine de avião durante voo entre Porto Alegre e SP

 


Foto: Tomaz Silva / EBC

Um homem usando uniforme da Gol e portando um certificado de piloto tentou se passar por comandante da companhia e solicitou acesso à cabine de comando de uma aeronave da Azul durante um voo entre Porto Alegre e São Paulo. O pedido foi negado pelos comissários de bordo, e o caso está sendo tratado como uma grave questão de segurança. A situação ocorreu nesta quarta-feira (24).

 

O episódio aconteceu no voo AD6035, operado por um Airbus A320, que decolou às 14h12 do Aeroporto Salgado Filho e pousou às 15h52 no Aeroporto de Congonhas. De acordo com relatos da própria Gol, o homem usava uniforme completo de comandante —com quatro listras nos ombros—, além de um cordão de crachá da empresa, embora não estivesse com o crachá propriamente dito. Ele apresentava apenas um Certificado de Habilitação Técnica (CHT), documento emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

Durante o voo, o homem se aproximou da tripulação da Azul na galley dianteira, dizendo ser um comandante recém-promovido da Gol, com sete anos de experiência, e alegando estar a caminho da base no Rio de Janeiro. A atitude e as informações inconsistentes levantaram suspeitas dos comissários.

 

“Posteriormente, este indivíduo solicitou acesso à cabine de comando durante o voo, o que não foi concedido”, destacou a Gol, em comunicado enviado à sua equipe.

 

O comandante verdadeiro da aeronave chegou a cumprimentar o falso colega antes do pouso, mas a tripulação manteve o protocolo e, ao final do voo, foi confirmada a fraude: o suposto comandante tinha embarcado como passageiro comum.

 

Em nota, a Azul afirmou que “a tripulação agiu de forma preventiva e de acordo com todos os protocolos da companhia ao perceber atitude atípica” e informou que “o caso foi reportado imediatamente para as autoridades competentes”. A Gol reforçou que compartilhou o episódio com sua equipe para alertar sobre a tentativa de fraude, reiterando que a segurança é prioridade absoluta da empresa.


Fonte: Bahia Noticias


Redação: Altamirando de Lima, Radialista DRT 5842 Tel (75) 981761290

Siga Miranda News nas redes sociais / Instagram: sitemirandanews
Facebook : Miranda de Lima
Instagram : pastores.mirandaerosangelalima

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.