Ex-deputado Marcos Cidreira morre aos 62 anos

 


Cidreira faleceu na noite deste sábado (16) em meio a uma luta contra um câncer  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Por Daniel Serrano


O ex-deputado e estadual e vice-presidente da Associação Comercial da Bahia, Marcos Cidreira, faleceu na noite deste sábado (16). Ele lutava contra um câncer. O velório ocorrerá no Cemitério Jardim da Saudade, neste domingo (17).

Marcos Cidreira nasceu em 25 de agosto de 1962, em Salvador. Ele se formou em marketing empresarial pela Universidade Católica de Salvador (UCSal), em 1979, e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1995.

Ele iniciou a sua trajetória profissional como sócio-diretor da Casas Cidreira, ramo empresarial da família que o projetou para o cargo de diretor da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL) e também para a direção do Rotary Club.

Cidreira entrou na política ao assumir o cargo de gabinete do Departamento de Telecomunicações do Estado da Bahia, a Detelba, em 1987, durante o governo Waldir Pires. Em seguida, ele atuou na gestão de Fernando José entre 1989 e 1992 na Prefeitura de Salvador, presidindo a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e a Empresa Municipal de Turismo (Emtursa), equivalente à atual Saltur.

Marcos Cidreira ainda foi eleito deputado estadual para a legislatura de 1991 a 1995 na Assembleia Legislativa Bahia. Nesse período, ele foi presidente e vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo e foi membro titular das Comissões de Minas e Energia e Direitos Humanos. Nesse período, Cidreira assumiu o posto de tesoureiro da Executiva Nacional do PMDB.

Após o período como deputado estadual, Marcos Cidreira atuou como delegado federal do Ministério da Agricultura e do Abastecimento na Bahia entre 1996 e 2000.

Em 2005, Cidreira voltou a ocupar um cargo na prefeitura de Salvador, ao assumir a coordenação geral do Escritório de Revitalização do Comércio na primeira gestão do então prefeito João Henrique.

Em 2011, Cidreira deixou o PMDB para se filiar ao PP. Dois anos depois, ele foi contratado como diretor de projetos pelo Consórcio Fonte Nova Participações e Negócios, quando ficou responsável por requalificar o comércio e os serviços oferecidos pela Fonte Nova.

Marcos Cidreira ainda acumula passagens pela presidência da Fundação Miguel Calmon, do PP e na direção da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) em 2019. No últimos anos, ele assumiu a vice-presidência da Associação Comercial da Bahia (ACB) para o biênio 2023-2025.

Fonte: Bnews

Redação : Altamirando de Lima ( Radialista DRT 5842 ) Telezap (75) 981761290
Siga Miranda News nas redes sociais 
Facebook : Miranda de Lima /  Instagran : sitemirandanews 

Instagran : pastores.mirandaerosangelalima



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.