Conselho de Ética da Câmara instaura processo de cassação contra Janones por suspeita de rachadinha
A cassação, no entanto, só ocorrerá após passar pelo plenário da Câmara e conquistar ao menos 257 votos favoráveis dos 513 deputados
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O Conselho da Ética da Câmara dos Deputados instaurou, nesta quarta-feira (13), o processo de cassação contra o deputado federal André Janones (Avante), por suspeita de envolvimento em um esquema de rachadinha dentro do gabinete dele. A cassação, no entanto, só ocorrerá após passar pelo plenário da Câmara e conquistar ao menos 257 votos favoráveis dos 513 deputados.
Janones também é investigado no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), já que o inquérito foi aberto no último dia 4, com autorização do ministro Luiz Fux. A investigação foi aberta após acatar a solicitação da vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos.
A movimentação para apurar a conduta do parlamentar foi motivada após um ex-assessor do deputado federal, Cefas Luiz, ter afirmado que a prática de rachadinha era algo comum entre os funcionários do gabinete do parlamentar em Brasília. Ele também encaminhou um áudio à CNN Brasil, com um suposto discurso de Janones em 2019, onde ele fala sobre a rachadinha.
Diante da acusação, Janones afirmou que nunca cometeu o crime e classificou a gravação compartilhada pelo ex-assessor é “clandestina e mentirosa”.
Fonte Metro 1
Leave a Comment