Incêndio consome Parque Serra Azul e atrativo é fechado até domingo .

Yuri Ramires

yuri@gazetadigital.com.br

Mayke Toscano/Secom

Mayke Toscano/Secom

Toda parte superior da Cachoeira Serra Azul, localizada no Parque Sesc Serra Azul – unidade do Sesc Pantanal, em Nobres (146 km a Médio-Norte de Cuiabá) foi consumida pelo fogo, que atinge a unidade de conservação  desde a madrugada de quinta-feira (5).

Os brigadistas da unidade e da RPPN Sesc Pantanal (Poconé e Barão de Melgaço), o Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Prefeitura de Nobres estão mobilizados para combater o incêndio florestal.

Leia também – Vídeo mostra desespero de moradores diante de incêndio

A unidade de conservação não registrava incêndios há quarto anos e diante da situação, o Parque estará fechado de forma provisória de quinta até o domingo (9).

Corpo de Bombeiros informou que o incêndio começou no domingo (1) já em grandes proporções. Destruiu áreas de pastos e de proteção ambiental, até chegar ao parque. 

A aeronave iniciou o combate direto, porém o vento ganhou força no sentido a favor da progressão do incêndio, fazendo com que a frente de fogo se propagasse em alta velocidade e adentrasse aos limites da área de proteção do Parque. Não foi informado o tamanho exato da área devastada na região. 

“Com todo este apoio, que inclui a atuação de mais de 30 homens e equipamentos como aeronave de combate, helicóptero, caminhão pipa, estrutura de piscina com capacidade para 15 mil litros de água, nosso trabalho é para garantir ao máximo a conservação da biodiversidade do bioma. Muito já foi perdido nas áreas vizinhas, mas muito mais ainda pode ser protegido”, diz a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano.

O Parque 

Em fase inicial de implantação voltado para o ecoturismo e turismo de aventura, o parque oferece atividades de visitação à cachoeira, tirolesa e arvorismo. A cachoeira Serra Azul tem 46 metros de altura e 30 metros de diâmetro. (Com informações da Assessoria)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *